Coluna “Gasolina na Veia” #7 – Fórmula 1 sem espaço para o vice-campeão – “Jornal O Liberal”

Segue aqui a sétima coluna que publiquei no “Jornal O Liberal” de Araçatuba, onde abordei o pesado fardo que o piloto que ficar com o vice-campeonato nesta temporada irá carregar.

A partir de agora, além da foto da coluna no jornal, irei publicar o texto na íntegra, para facilitar a leitura.

Segue o texto:

O campeonato mundial de 2014 ficará marcado pela disputa entre a dupla da Mercedes, o inglês Lewis Hamilton, e o alemão Nico Rosberg, que agora possui três pontos de desvantagem para o rival de equipe, após liderar quase o ano todo. Mais do que uma disputa entre pilotos de um mesmo time, o campeonato deste ano representa a luta de um piloto, tido como um talento acima da média, no caso de Lewis, com Rosberg, que nunca foi tido e querido pela mídia pelo desempenho em pista, mas que superou várias vezes nestes dois últimos anos o rival, com talento tão acima da média, como também ao heptacampeão Michael Schumacher, com o qual dividiu a equipe entre 2010 e 2012.

Rosberg está tendo a primeira chance de ser campeão na carreira, ao contrário de Hamilton, que perdeu um título ganho em 2007, venceu Felipe Massa por um ponto em 2008, e dali em diante ficou longe da disputa pelo troféu, e agora, pela terceira vez, tem a chance de provar que é o melhor do grid. Não haverá meio termo para Hamilton e Rosberg: quem ficar com o vice carregará uma marca difícil de apagar nos próximos anos. Se o vice for Rosberg, ficará a marca do filho de campeão a perder um título que vinha liderando com folga em uma equipe alemã. Para Hamilton, seria mais uma chance aos detratores de afirmar que o talentoso inglês não possui capacidade mental para voltar a ser campeão. Motivos Lewis deu de sobra nos últimos anos. Cabe a ele agora apagar tal imagem, com um título conquistado contra um piloto que, se não possui a mesma velocidade, possui ao menos melhor capacidade de concentração e estratégia.

Em suma, 2014 não perdoará o vice-campeão. Aliás, arrisco a dizer que o terceiro colocado, e outros pilotos que terminaram corridas no pódio, mas com carros inferiores, possam terminar o campeonato em alta, como Daniel Ricciardo, e Valtteri Bottas. Daniel venceu três vezes até aqui com um carro no qual Vettel conseguiu no máximo um segundo lugar em Cingapura, e Bottas, que com um carro veloz, mas ainda sim em desenvolvimento, também subiu com frequência no pódio. Sem dúvidas terão mais moral que o vice de 2014.

Massa começa a se despedir

Felipe Massa declarou para a imprensa que possivelmente a Williams será sua última equipe na Fórmula 1. O piloto, que compete na categoria desde 2002, e passou pelas equipes Sauber e Ferrari, vem fazendo um ano inconstante, no qual começou mal, e apresentou um desempenho consistentemente melhor na segunda metade da temporada. Felipe, que possui contrato até o final de 2016 com a Williams, dificilmente deverá renovar ou ir para outro time, quando já terá 35 anos de idade.

Alonso fora da Ferrari?

Parece que o “casamento” entre Fernando Alonso e a Ferrari não rendeu os frutos esperados, e tanto ele, quanto a equipe, estão soltando pequenas declarações de descontentamento mútuo. Por parte do espanhol, o descontentamento vem da Ferrari ter produzido um carro com reais chances de ser campeão apenas em 2010 – primeiro ano em que o espanhol competiu por Maranello – e de lá para cá a equipe ter produzido um carro pior que o outro. Sem vencer em 2014, Fernando Alonso tem se mostrado forte nas corridas, e de fato apresentou desempenhos que o levam a um nível excepcional, porém, com resultados irrisórios, dado às limitações do equipamento que possui. Pelo lado da Ferrari, o piloto não foi competente em desenvolver o equipamento, como o fez Schumacher, campeão entre 2000 e 2004 pela Ferrari. Mas no caso de Alonso vale lembrar que os testes estão muito limitados, ao contrário da época de ouro de Schumacher.

Gasolina na veia galera!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s