Caterham e Marussia lesam fãs em Austin e São Paulo – Coluna Gasolina na Veia

Coluna publicada no jornal “O Liberal” de Araçatuba-SP na quarta-feira, 29 de outubro.

As equipes Caterham e Marussia, que estão afundadas em dívidas e com sérias dificuldades de permanecer do grid da Fórmula 1, receberam, segundo o que foi relatado na mídia internacional, um cartão verde de Bernie Ecclestone para ficar de fora dos GPs das Américas, que será disputado neste final de semana nos Estados Unidos, como no GP do Brasil, daqui a pouco mais de uma semana em São Paulo. E quem sai perdendo é o público que comparecerá aos dois autódromos.
Sairá perdendo porque, mesmo em se tratando de duas equipes pequenas, serão quatro carros a menos no grid, o que para a estética do esporte fará uma tremenda diferença. E não pense que esportivamente não fará muita diferença. A falta das duas representa o que podemos comparar com as alegorias finais de uma escola de samba, senão estiverem lá todos reparam. Sim, as duas equipes andam atrás, porém, disputam entre si durante a maior parte da prova. Imagens que na maioria das vezes, salvo em caso de acidente ou quando levam uma volta dos líderes, quase nunca o fã do esporte vê na televisão. Quem estiver presente nos GP das Américas e no GP do Brasil, irá sentir e muito o prejuízo, principalmente por ter pago um ingresso que, na maioria dos casos é comprado com antecedência, e garante ao seu portador conferir uma competição de no mínimo 20 carros, ou 22 como vinha sendo nesta temporada.
Até agora a ausência das duas equipes não se estenderá ao GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada. Apesar do “vale” concedido por Bernie, os dois times encontrarão mais dificuldades para encerrar a temporada. Aliás, penso que, se não conseguem participar de uma etapa, quem dirá do campeonato inteiro. Bernie torce para o colapso das duas equipes nanicas, e como tais organizações possuem acordos que as obrigam a participar de todas as corridas, a exceção feita por Bernie pode custar caro aos agora beneficiados. A torcida, do todo poderoso chefão dos direitos comerciais da categoria, se justifica pelo fato de Bernie estar a um passo de realizar uma das maiores revoluções na estrutura dos times da categoria, a adoção de um terceiro carro pelas equipes.
O tema é recorrente nesta coluna, mas cabe aqui a observação do retorno em marketing, e intensas especulações que irão ferver após a decisão final sobre os rumos da Fórmula 1 ser tomada. Novos patrocinadores serão necessários. As regras podem mudar ou não, ou até ser específica para o caso do terceiro carro. Adoção de pinturas diferenciadas pode ser uma saída, o que daria novo fôlego ao marketing, tão mal explorado pela Fórmula 1 nos últimos anos, principalmente em termos de redes sociais.
Tempo é dinheiro para Bernie Ecclestone, e ao acúmulo de dinheiro ele dedicou a vida. Dono de metade dos valores que são levantados pelo esporte, o sisudo inglês não aceita renegociar sua participação na lucrativa competição que administra. Há de se levar em conta que os donos de equipe cada vez mais reclamam do bolo mal repartido por Bernie. É fato que os times desejam recuperar os direitos sobre tudo o que entra e sai na categoria.
Resta saber que medidas práticas serão adotadas – isto se elas serão –  para compensar o fã de automobilismo que for às próximas duas corridas. A hipótese de colocar um terceiro carro já para Austin foi descartada, pois as equipes precisam ser avisadas com um mínimo de sessenta dias para se prepararem. O prejuízo maior será do torcedor que for ao GP Brasil, que tirando uma corrida preliminar de Porsche ou outra, paga caro e assisti apenas os carros da Fórmula 1. Na maioria das pistas, principalmente na Europa, o ingresso – mais barato que aqui – dá direito a assistir diversas categorias locais e outras de respeito, como a GP2 e a GP3.

Gasolina na veia galera!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s